Abordagem metodológica de análises espaciais aplicadas ao ensino de cartografia para as ciências ambientais

Rio de Janeiro, XXIII Congresso Brasileiro de Cartografia, 21-24 out., 2007. p. 2144-2 149. – Ano 2007

Autores desta publicação

  • FERREIRA, Sônia de Souza
  • COUTINHO, Maura Neves
  • TEIXEIRA, Laura Fazito Resende Antunes
  • MOURA, Ana Clara Mourão – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
  • Palavras-chave: ensino de cartografia, análise de multicritérios, análise espacial, Belo Horizonte

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Resumo da publicação

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma abordagem metodológica de analise espacial com utilização da técnica de Análise de Multicritérios no ensino de cartografia. Tal análise baseia-se no cruzamento de variáveis a partir da atribuição de pesos às variáveis e notas aos seus componentes de legenda, empregando-se em geral a média ponderada. Com o intuito de apresentar a viabilidade técnica realizou-se de maneira simplificada uma análise espacial no município de Belo Horizonte obtida a partir do cruzamento de um conjunto de variáveis utilizando como ferramenta de apoio o software Excel. Os resultados mostraram que os procedimentos metodológicos utilizados são de fácil compreensão e aplicação, principalmente considerando a possibilidade de sua realização tanto em meio analógico como em meio digital. Desta forma, a abordagem metodológica aplicada neste trabalho constitui uma interessante ferramenta didática ao ensino de cartografia para as áreas que utilizam análise espacial de fenômenos, como a geografia, biologia e outras, em especial na obtenção de diagnósticos de potenciais de elementos espacialmente distribuídos.

Abstract (english text)

This article has the objective to present a methodological approach of spatial analyses, with the use of the technique of multi criteria analyses in the teaching of cartography. Such analysis is based on the crossing of variables based on attribution of weights to the variables and notes to its legend components using in general pondered average. With the intention to present this technical viability an spatial analysis was performed in the city of Belo Horizonte taken from the crossing of a set of variables using the Excel software as tool. The results showed that the methodological procedures used are easely understanding and applied, concerning the possibility of its accomplishment in such an analogical as in a digital way. This way, the methodological approach applied on this work constitutes an interesting didactic tool to the teaching of cartography to the areas that use spatial analysis of phenomena, like geography, biology and others, in special in the diagnosis attainment of potentials of elements spatialy distributed.

Autores do laboratório

  • Prof. Ana Clara Mourão Moura
    Prof. Ana Clara Mourão Moura
    COORDENADORA