Geomarketing e sistemas de informações geográficos como apoio às decisões urbanas: indicação de locais ótimos para a construção de um centro de convenções em Belo Horizonte - Minas Gerais
Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia, Aracaju-SE, 2010. – Ano 2010
Autores desta publicação
- HUNGARI, Renata – Renata Hungari de Oliveira - Ex-Colaboradora Proj Ministério Cidades
- MOURA, Ana Clara M. – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
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Resumo da publicação
Este artigo é resultado de uma dissertação defendida como requisito para obtenção de título de mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, pela Universidade Federal de Minas Gerais. O principal objetivo deste artigo é mostrar como o Geomarketing e os Sistemas de Informações Geográficos podem auxiliar no processo de tomada de decisões na gestão urbana especialmente na identificação e caracterização de lugares ótimos para a construção de um centro de convenções em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Um Centro de Convenções é um equipamento propulsor de grandes transformações da ocupação do solo, o que requer cuidados especiais na avaliação de seus indicativos de localização. A escolha do local de implantação deste Centro, porém, envolve compreender as variáveis que influenciam na localização de um equipamento turístico de grande porte, bem como a complexidade de suas inter-relações. Para isso, o trabalho se baseou no método de análise multicritérios, que avalia múltiplos critérios e a contribuição destes no processo para o resultado, buscando retratar todos os fatores que influenciam de forma relevante na escolha de um local para um centro de convenções. A abordagem deste trabalho é uma visão macro que examina a cidade como um todo. O trabalho para a seleção de locais ótimos para a construção de um centro de convenções pode ser dividido em quatro etapas: 1) a identificação de locais com a maior concentração ponderada de características desejáveis; 2) Seleção de lotes vagos com área superior a 10.000 metros quadrados; 3) exclusão de lotes próximos a áreas com características consideradas desfavoráveis, e; 4) aplicação do cálculo de acessibilidade para ordenar o resultado encontrado. Primeiramente, foram identificados locais que possuíam a maior concentração de características desejáveis, cruzando várias camadas de mapas através do cálculo de média ponderada do software SAGA, utilizando variáveis identificadas pela Análise Exploratória de Dados Espacial (AEDE ou ESDA) e pesos e notas definidos pelo método Delphi. Após a identificação destas áreas, buscaram-se nelas lotes vagos com área superior a 10.000 metros quadrados (área mínima definida para a construção de um centro de convenções com o porte desejado) e foram excluídos os lotes com proximidade a características não desejadas, tais como áreas de risco social. Desta forma, como resultado deste artigo, foram encontrados em belo Horizonte 11 lugares ótimos para a construção de um centro de convenções, ao invés da definição de um único local. Qualquer um destes pontos, sob os critérios selecionados, está apto para a construção objeto de nossa análise. Os pontos que possuem maior acessibilidade estão mais aptos para a atividade, porém existe a possibilidade do primeiro ponto definido ser eliminado por vontade política ou após a análise detalhada do entorno de sua localização. Por isto não se elegeu somente um ponto e sim uma coleção de sugestões, todas exeqüíveis. A escolha de um local entre estes pontos, porém, requer uma análise micro sobre cada um dos locais, já que nosso diagnóstico foi macro, contemplando toda a cidade.
Abstract (english text)
The main objective of this article is to illustrate how geomarketing and geographic information system (GIS) can assist the process of decisions making in urban planning, specifically in the identification and characterization of the best places for the construction of a convention center in Belo Horizonte, state of Minas Gerais, Brazil. A convention center is a typically large building, essential for a metropolis, designed to hold business and tourism conventions and events.
Establishing the best locations for a convention center involves research of which variables should compose the analysis and how to cross them. For this purpose, the work was based on the method of multicriteria analysis, which evaluates various criteria and processes contributing for the result, trying to cover all the factors that influence the choice of the local of the convention center.
This is a macro view of analysis, which examines the city as a whole. The work of selection for the best location can be divided into four steps: 1) identification of places with highest number of weighted desirable characteristics, 2) selection of vacant lots with an area over 10.000m2, 3) exclusion of lots from areas with characteristics identified as unfavorable, and 4) application of calculus of Accessibility. At first, it was identified locations which had the highest amount of desirable characteristics crossing maps from the software SAGA with the calculus of weighted average, using variables defined by Exploratory Spatial Data Analysis (ESDA), and weights and notes defined by the Delphi method. After identifying those areas, it was searched for areas which had vacant lots measuring over 10.000m2. Thus, as a result of this article, it was found in Belo Horizonte 11 ideal places to build a convention center, instead of only one location. A convention center can be built in any of these locations, according to the selected criteria, although some places are more accessible or more suitable for the activity. Therefore, this article presents not only a single place, but a list of suggestions. The choice of one location between the options presented, however, requires a micro analysis of each of them, since this article diagnosis was macro, which contemplated the entire city of Belo Horizonte.