Geodesign no ensino de planejamento urbano em escala local: a construção compartilhada de ideias para projetos e políticas
GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica) – Ano 2018
Autores desta publicação
- Faria, Débora Fernandes – Débora Fernandes de Faria - Ex-Bolsista de Monitoria
- Ramos, Verônica de Toledo – Verônica de Toledo Ramos - Ex-Bolsista de IC-CNPq
- FREITAS, Vanessa Tenuta – Profa. Vanessa Tenuta de Freitas - Ex-Aluna de Mestrado - NPGAU
- MOURA, Ana Clara M. – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
Resumo da publicação
Este artigo apresenta o uso do Geodesign no ensino de disciplina de Planejamento Urbano em Escala Local ofertada para o curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG. Foi utilizado como estudo de caso a Região Administrativa da Pampulha, área que concentra conflitos de interesses entre preservação e crescimento em Belo Horizonte. Com diversas potencialidades e vulnerabilidades, a região foi estudada pelos alunos a partir da análise da legislação vigente e dos conceitos de percepção e cognição. Foi elaborado diagnóstico georreferenciado seguido do uso de Geodesign para o desenvolvimento de propostas de projetos e políticas através de um processo de cocriação de ideias. Esta metodologia foi aplicada por meio da plataforma web-based GeodesignHub, que facilita a visão simultânea das informações básicas e das propostas criadas pelos participantes, segundos temas que foram decididos em função das características do estudo de caso, auxiliando no processo de desenvolvimento de um plano coletivo. A aplicação do Geodesign na disciplina trouxe uma experiência de projeto mais abrangente para os alunos, com a valorização da decisão compartilhada em planejamento colaborativo em detrimento de propostas apenas autorais.
Como citar:
Faria, Débora Fernandes; Ramos, Verônica de Toledo; Freitas, Vanessa Tenuta; Moura, Ana Clara M. Geodesign no ensino de planejamento urbano em escala local: a construção compartilhada de ideias para projetos e políticas. GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica). Luján, Año 10, Número especial, 2018, Sección I: Artículos. pp. 127-152.
Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/79758e_17fda28772a247458c4f086b58e33281.pdf
Abstract (english text)
The article presents the use of Geodesign in teaching a studio on Urban Planning at the Local Scale, at the Architecture and Urban Planning undergraduate program at UFMG. The Pampulha Region, an area that concentrates conflicts of interest between preservation and urban growth in Belo Horizonte, was used as a case study. Comprising diverse potentialities and vulnerabilities, the region was studied by students based on the analysis of current legislation and the concepts of perception and cognition. A georeferenced inventory was developed, followed by the use of Geodesign for the development of project and policy proposals through a process of co-creation of ideas. This methodology was applied through the web-based platform GeodesignHub, which enables the simultaneous visualization of the basic information and the proposals created by the participants, for each of the main selected themes according to the characteristics of the case study, supporting the process ping a collective plan development. The use of Geodesign as a teaching strategy in the studio has brought a more comprehensive project experience to the students, has enhanced shared decision in collaborative planning in detriment of authoring proposals.