Pampulhacraft: modelando a paisagem cultural no Minecraft como processo de aprendizagem em arquitetura e planejamento urbano no Brasil
GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica) – Ano 2018
Autores desta publicação
- SENA, Ítalo S. – Ítalo Sousa de Sena - Pesquisador GeoGames
- ANDRADE, Bruno A. – Bruno Amaral de Andrade - Ex-Bolsista de Doutorado
Resumo da publicação
A modelagem e o uso de jogos digitais com temática na construção de cidades e a sua relação de equilíbrio com a camada ambiental do território têm sido utilizados tanto nos estudos urbanos quanto como suporte à participação cidadã no planejamento. A esses jogos se denomina Serious Geogames, jogos sérios, pois colocam as pessoas interagindo em dinâmicas úteis para o planejamento de temas de interesse coletivo. Relata-se o minicurso “Geogames to promote co-design and co-planning” para a modelagem no Minecraft da paisagem cultural da Pampulha, Belo Horizonte, MG, Brasil. Estrutura-se em: 1) Referencial teórico-conceitual em geogames; 2) Roteiro metodológico com geodados e softwares de fonte aberta e gratuitos. Os resultados confirmam a utilidade do geogame no ensino e no planejamento compartilhado.
Como citar:
Sena, Ítalo de Sousa; Andrade, Bruno Amaral. Pampulhacraft: modelando a paisagem cultural no Minecraft como processo de aprendizagem em arquitetura e planejamento urbano no Brasil. GeoSIG (Revista Geografía y Sistemas de Información Geográfica). Luján, Año 10, Número especial, 2018, Sección I: Artículos. pp. 1-22.
Disponível em: https://docs.wixstatic.com/ugd/79758e_f86fb0f627ce479c976d2f6371f07089.pdf
Abstract (english text)
The modeling and use of digital games with thematic on building cities in balance with the environmental stratum of the territory have been used both in urban studies and in participatory planning. These games are called Serious Geogames, it gather people around interacting in useful dynamics towards planning collective thematic interest. The paper aims to report the mini-course "Geogames to promote co-design and co-planning" for the modeling in Minecraft of the cultural landscape of Pampulha, Belo Horizonte, MG, Brazil. It is structured in: 1) Theoretical-conceptual basis in geogames; 2) Methodological guide with geodata and free source software. The results confirm the potential of geogame in teaching and collaborative planning.