O papel do Quadrilátero Ferrífero na Rede Urbana do Brasil: formação da paisagem e cultura

Unidades de Paisagem e Geodesign no Quadrilátero Ferrífero – Ano 2022

Autores desta publicação

  • CONTI, Alfio – Prof. Alfio Conti - Professor, Coordenador Perimetropoli
  • MOURA, Ana Clara M. – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
  • GENNARI, Carlotta
  • MARTINEZ, Gustavo A. T. – Gustavo Adolfo Martinez - Pesquisador Projeto Perimetropolitano
  • Palavras-chave: Quadrilátero Ferrífero; Rede Urbana no Brasil; Território

Resumo da publicação

O capítulo foi elaborado como uma contribuição à compreensão de como se estabeleceu a ocupação urbana no Brasil, com o desejo de demonstrar as razões estratégicas e geográficas que condicionaram não só a distribuição das cidades no território, mas também a morfologia urbana. Assim como a linguagem arquitetônica, a linguagem urbana também é o testemunho dos valores de cada época e conta a história da formação de uma cultura.
O texto se baseia, principalmente, na obra “Contribuição ao Estudo da Evolução Urbana do Brasil (1500-1720)”, de Nestor Goulart Reis Filho (1968), contando também com a contribuição de outros autores. O objetivo é apresentar uma base de conhecimento para a compreensão de uma relação espaço-temporal dos eventos ocorridos nas terras correspondentes ao Brasil atual, desde o descobrimento do país até a chegada dos colonizadores nos territórios que hoje constituem o estado de Minas Gerais.
Dada a possibilidade de o leitor indagar sobre os fatos históricos importantes sobre o país, os autores tiveram a liberdade de comentar criticamente os principais valores e formas de pensar que se materializaram através da urbanização, trazendo à tona o papel de Minas Gerais na desse processo e, em particular, da região de produção de ouro (do chamado Quadrilátero Ferrífero às terras diamantíferas da região de Diamantina), no eixo hoje reconhecido como Rota Real, principal berço da cultura urbana tipicamente brasileira.
É difícil compreender como foi possível formar uma nação única numa área consideravelmente maior do que a inicialmente prevista pelo Tratado de Tordesilhas, diferenciando-se também dos territórios de dominação espanhola que ao longo dos séculos se constituíram em vários países, diferentemente das dimensões continentais de uma única vasta nação como o Brasil. Sustenta-se a ideia de que a Coroa portuguesa tenha feito escolhas estratégicas para concentrar o desenvolvimento em alguns grandes eixos destinados à urbanização.

Como citar:
CONTI, Alfio; MOURA, Ana Clara M.; GENNARI, Carlotta; MARTINEZ, Gustavo A. T. O papel do Quadrilátero Ferrífero na Rede Urbana do Brasil: formação da paisagem e cultura. In.: MOURA, Ana Clara M. (Org.). Unidades de Paisagem e Geodesign no Quadrilátero Ferrífero. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 01-27. DOI: 10.51795/9786526500675

Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/unidades-de-paisagem-e-geodesign-no-quadrilatero-ferrifero/

Autores do laboratório

  • Prof. Ana Clara Mourão Moura
    Prof. Ana Clara Mourão Moura
    COORDENADORA
  • Prof. Alfio Conti
    Prof. Alfio Conti
    Professor, Coordenador Perimetropoli
  • Gustavo Adolfo Martinez
    Gustavo Adolfo Martinez
    Pesquisador Projeto Perimetropolitano