Ferramentas para potencializar a participação infantil em processos de planejamento, desenho urbano e projeto de espaços livres urbanos

Revista Transverso – Ano 2024

Autores desta publicação

  • BARROS, Paula – Profa. Paula Barros - Professora, Pesquisadora Mobilidade
  • MOURA, Ana Clara M. – Prof. Ana Clara Mourão Moura - COORDENADORA
  • PIRES DINIZ, Ana
  • SANCHES, Marcela
  • SANTOS, Mariana
  • Palavras-chave: Mobilidade Infantil Independente; Pesquisa Qualitativa; Percepção Ambiental; Tecnologia de Geoinformação

Baixar uma cópia desta publicação

Documento no formato PDF
Formato do arquivo: Documento Adobe PDF
Tamanho do download: 4,529 MB

Resumo da publicação

A garantia do direito das crianças à cidade pressupõe assegurar a esta parcela da população tanto oportunidades de fruição cotidiana de espaços livres de qualidade quanto de participação em processos de planejamento, desenho urbano e projeto destes espaços. Este estudo exploratório objetivou testar o potencial de uma variedade de ferramentas–entrevistas não estruturadas, mapeamento voluntariado VGI (Volunteered Geographic Information), desenho-elicitação, foto-elicitação e Análise de Multicritérios por Pesos de Evidência–na potencialização da participação infantil em processos de transformação urbana. Crianças, entre 6 e 12 anos (incompletos), que fazem uso rotineiro dos espaços livres que estruturam a região central de Belo Horizonte participaram desta pesquisa. As ferramentas testadas se mostraram suficientemente robustas para instrumentalizar processos dialógicos que visem promover a mobilidade infantil independente a partir da transformação de espaços abertos com e para as crianças.

Como citar:
Barros, P., Moura, A. C., Pires Diniz , A., Rodrigues de Almeida Sanches , M., & Protázio Santos , M. (2024). Ferramentas para potencializar a participação infantil em processos de planejamento, desenho urbano e projeto de espaços livres urbanos. Revista Transverso, 1(15). Recuperado de https://revista.uemg.br/index.php/transverso/article/view/9005

Autores do laboratório

  • Prof. Ana Clara Mourão Moura
    Prof. Ana Clara Mourão Moura
    COORDENADORA
  • Profa. Paula Barros
    Profa. Paula Barros
    Professora, Pesquisadora Mobilidade